Dicas de inspirações

Gente,

Fiz um mini-curso online (aqui) e uma parte bem interessante que serve pra muuuitas ocasiões é a parte de inspirações. O curso foi  “The Hand-painted cake” (pintura em fondant ou pasta americana), onde ensinava a decalcar o desenho ou desenhar a mão livre para depois pintar. Pra conseguir inspirações, a professora indicou 5 coisas: 1) Materiais de Papel/Scrapbook; 2) Livros Infantis;  3) Tecidos; 4) Louças; 5) Convites. Esses itens geralmente possuem diversos padrões gráficos e ilustrações no tamanho ideal pros decalques e muita variedade de estilos, cores e etc. Claro que além deles há sempre a internet, que é fonte inesgotável de possibilidades.
Na hora da escolha opte por materiais com contraste bem forte (por exemplo, background escuro e ilustrações bem claras), pra ficar mais fácil de desenhar as linhas, contornos e detalhes. Evite usar elementos sombreados, que podem dificultar na hora de decalcar (a não ser que você já seja experiente e consiga lidar bem com as “shadows“). É sempre bom você ter uma amostra do material que você vai utilizar para o trabalho: por exemplo, se você vai pintar um tecido verde, é bom ter uma amostra que você possa usar para fazer combinações de cores previamente ou que você possa testar as tintas exatamente sobre o tom/material que será utilizado como base. O estudo de cores prévio é bem importante para evitar trabalho dobrado, do tipo imaginar que vai ficar muito bom e depois “ops, não ficou como eu achava que ia ficar” e coisas do gênero. Aqui vale criar uma paleta de cores usando a eyedropper tool (ou não), para visualizar melhor as combinações.
Outra dica interessante é escolher uma fonte e escrever o título do trabalho, imprimir já na escala que você precisa, para depois decalcar/fazer a mão.

Você pode escolher um elemento do tecido ou um grupo deles para trabalhar. Cuidado para não escolher elementos demais e acabar “poluindo” ou sobrecarregando o trabalho (ou seja, evite padrões muito detalhados, e com muitos elementos). Vale lembrar que não pode copiar desenhos para usos comerciais, nesse caso fica a inspiração e você deve adaptar e criar uma ilustração própria ;)

Pra você que busca inspiração para algum trabalho, de ilustrações, texturas e até combinação de cores, vale experimentar essas dicas. Ah, também existem papéis de scrapbook digitais em 300 DPI, para uso livre, tanto pessoal quanto comercial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s