Europa

Como prometido, vim dividir com vocês minha experiência de passar 14 dias na Europa. Passei por 3 capitais (Lisboa, Madrid, e Paris). Me apaixonei por Madrid, adorei Lisboa e não curti muito Paris (apesar de ter passado 1 semana lá e ter descoberto coisas muuito legais!).

Bem, em termos de design, consegui perceber alguns aspectos relevantes:

Do que eu pude perceber, lá as pessoas estão acostumadas com qualidade. Não há coisas de baixa qualidade, é de média pra cima. Claro, há coisas da China também, mas dentre as opções deles, o que tem pior qualidade é o que aqui é considerado mediano…
As campanhas são todas voltadas pra classe A, nem parece que existe gente que ganha menos ou que não pertença à classe A.

A forma de se vestir é diferente. Principalmente os calçados. E os calçados deles são variados, diferentes e me parecem muito confortáveis. Pra quem curte ergonomia, ou quem sabe, design de calçados, essa marca foi uma das mais interessantes que vi por lá: Pikolinos.

Em Paris, principalmente, há uma preocupação muito grande com a apresentação das coisas. As vitrines, lojas, restaurantes, cartões de visita, tudo é pensado de forma a encantar os olhos! Isso dá pra perceber num site de gastronomia (as coisas são apresentadas desse mesmo jeito nas lojas, tudo maravilhoso), por exemplo: Pierre Hermé, de onde comprei os macarons diretamente do berço dos macarons – Paris. Ou pelo site da Ladurée, também de macarons.

Pra agradar o pessoal do design de moda,  fica a dica de uma marca de lingerie que tem nas galerias lafayette: Myla.  Ou uma que encontrei em Lisboa: Lise Charmel.

Designers  Gráficos, lá as papelarias são uma loucura! Conheci uma papelaria específica de materiais artísticos maravilhosa. Quando forem a Paris, não deixem de ir na Lavrut! O bom é que existe vendas pela internet *—* Na Lavrut conheci um produto muito interessante para limpeza de pincéis (e mãos), é o “The Masters” Brush Cleaner & Preserver, da General Pencil. Nas livrarias há cartões incríveis, eu perdi uns 45 minutos só vendo cartões… é sério, é tudo muito maravilhoso. Recomendo ir na Brentano’s.

Pro pessoal de produto, conheci os produtos da Alessi, peguei material institucional e fiquei louca de vontade de trazer algumas miniaturas! Vi produtos também do Alvar Aalto. Isso no Printemps. Se você for ligado às marcas (branding ou status mesmo), pode conferir a listagem das marcas que expõem no Printemps também pelo site.

Ainda pra produto (não sou tendenciosa), enlouqueçam com essa empresa de talheres: Sabre.

Em Madrid, fui na FNAC, que tinha uns 5 andares…E foi lá que vi pela  primeira vez uma seção só para Design! Que alegria, senhoras e senhores! Quem quiser pode conferir aqui alguns dos livros que estavam lá.

Sobre tipografia, aqui vem o balde de água fria: em Paris tem MUITA Comic Sans. É frustrante isso, é irônico e contraditório, mas sim, eles usam Comic Sans pra tudo.

Sobre referências, tirei fotos de alguns cartazes que me chamaram atenção e inclusive dentro das lojas eu consegui fotografar. Quando perguntava se podia tirar foto eles respondiam gentilmente: Claro, por que não?!
Bem diferente daqui do Brasil…

Viajar é beber um chá de criatividade! E por falar em chás que aumentam a criatividade (não me entendam mal, kekeke), produtividade, alegria e etc,  recomendo ir no Palais des Thés, que tem muito sabor interessante de chá e um atendimento excelente também.(notem a apresentação do site também).

Outra coisa que percebi,  é que lá eles valorizam muito os museus. Tem museu de tudo em todos os cantos. Eles são conservadores com relação à algumas coisas (principalmente qualidade e coisas que funcionam).

E,  pro pessoal de animação (não poderia esquecer de vocês <3 ), fui na Disney! E virei criança de novo! Lá é tudo lindo, tu se sente fazendo parte dos desenhos que vc via quando era pequeno :3 As atrações que mais gostei foram: Sleeping Beauty Castle, Peter Pan’s Flight, Casey Le Petit Train du Cirque, Le Cabane des Robinson, e Buzz Lightyear Laser Blast. Dêem uma olhada nas fotos das atrações no site deles, vale a pena :3

Tudo é fofo, e muito bem acabado, de qualidade (padrão europeu). E fazendo conexão com cinema, a atração do Walt Disney Studios: CinéMagique!  Um espetáculo de cinema/teatro no Walt Disney Studios que mistura a performance ao vivo de um ator com cenas de filmes clássicos (62) sincronizados. Tem por “estrelas” Martin Short e Julie Delpy e dura cerca de 30 minutinhos (e tem plus de efeitos especiais reais).  Quem quiser saber quais filmes são esses pode conferir aqui.

Durante o vôo, vi uma animação muito fofa (que eu não conhecia, mas que foi a vencedora do Anima mundi 2013): Rabbit and Deer. Quem não viu, vale dar uma olhada.

E, quem quiser ler meu diário de bordo completo, contando todos os detalhes (não só de design) pode baixar ele aqui. Sugiro que baixem e visualizem em spread (página dupla) pra ficar melhor ;)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s