Publicações Acadêmicas Nacionais e Internacionais

Mais uma compilação de Revistas Acadêmicas, dessa vez internacionais (e algumas nacionais).

Design Studies (Link)
Revista Internacional de Projeto de Pesquisa em Engenharia, Arquitetura, Produtos e Sistemas.

Environment and Planning B: Planning and Design (Link)
Revista que publica artigos que relatam pesquisa de vanguarda na aplicação de métodos formais, modelos de métodos e teorias de problemas espaciais que envolvem o ambiente construído e estrutura espacial das cidades e regiões. A revista também é especializada em novas abordagens para a métodos de planejamento e design que exploram formas de geração e avaliação de planos e políticas.

International Journal of Design (Link)
Revista dedicada à publicação de trabalhos de pesquisa em todos os campos de design, incluindo design industrial, design de comunicação visual, design de interface , animação e design do jogos, projeto arquitetônico, design urbano, e outros projetos de áreas afins.

Journal of Design Research (Link)
Revista interdisciplinar, com ênfase em aspectos humanos como questão central do projeto por meio de estudos de integração das ciências sociais e disciplinas de design.

Materials & Design (Link)
Publica relatórios de pesquisa de materiais que apresentam avanços aplicáveis sobre a estrutura e função dos materiais, bem como trabalhos completos, comunicações breves e relatórios técnicos, que investigam as propriedades dos materiais. O conteúdo é amplo e relevante para pesquisadores, engenheiros de materiais e designers, na academia e na indústria.

Materials and Design Exchange (MaDE) (Link)
Incentiva a conscientização, troca de conhecimento e colaboração entre designers e cientistas de materiais através da Rede de Transferência de Conhecimento.

Urban Design Journal (Link)
Revista do Urban Design Group, que visa promover a cooperação inter-profissional em planejamento, design urbano e arquitetura, design de paisagem e todos os outros aspectos do ambiente construído.
O Urban Design Group é uma instituição de caridade aberta a todos os que se preocupam com a qualidade de vida nas cidades, vilas e aldeias, e acreditam que a elevação dos padrões de design urbano é fundamental para seu aperfeiçoamento. A UDG acredita que um bom desenho urbano depende de colaboração bem sucedida entre todos aqueles que moldam o ambiente construído, independentemente da sua experiência profissional ou pessoal.

Journal of Urban Design (Link)
Revista acadêmica internacional sobre teoria, pesquisa e prática em design urbano. Publica artigos originais em áreas como a estética urbana e paisagem urbana; estrutura e forma urbana; desenvolvimento sustentável; história urbana, preservação e conservação; regeneração urbana; identidade local e regional; projeto de controle e orientação; promoção imobiliária; prática e implementação.

Urban Design International (Link)
Publicação acadêmica com forte ênfase pratica. Voltada para urbanistas, arquitetos, planejadores, topógrafos e arquitetos paisagistas e todos os profissionais envolvidos com o desenvolvimento urbano e design.

Design and Culture (Link)
Publicada três vezes ao ano, aborda a relação cada vez mais interdisciplinar entre o design e outras disciplinas, incluindo marketing, gestão, estudos culturais, antropologia, cultura material, a geografia, a cultura visual, entre outros.

deSignis (Link)
Revista da Federação Latinoamericana de Semiótica (FELS). É semestral e tem um olhar interdisciplinar e pluralista, buscando renovação teórica baseada em uma comunidade intercultural.

Harvard Design Magazine (Link)
Revista semestral da Universidade de Harvard, que abrange as áreas de arquitetura, paisagismo e planejamento urbano, arte, ciência, literatura, e mais além. Um espaço para o diálogo, especulação, e surpresa.

Revista Desígnio (Link)
Desenho, design e desígnio. Artes visuais, Artes Pláticas, Audiovisual, Fotografia, Grafite, Ilustração, Colagem, Pintura, Design Gráfico

Design Principles and Practices  (Link)
Explora o significado e propósito do design através de uma conferência anual, coleção de periódicos e série de livros.

International Journal of Design & Nature and Ecodynamics (Link)
Atua como um canal de comunicação para os investigadores de todo o mundo a trabalhar em uma variedade de estudos envolvendo a natureza e sua importância para o pensamento científico moderno e design. Também abre novos caminhos para a compreensão da relação entre artes e ciências.

dmi:Review (Link)
Revista dedicada a artigos e estudos de caso que expliquem como o design – em produtos, na comunicação e ambientes – é um recurso essencial, um componente de cada organização que pode ser efetivamente gerido e pode fazer importantes contribuições para o sucesso a longo prazo .

International Journal of Design and Innovation Research (IJODIR) (Link)
Publica artigos teóricos ou artigos sobre Pesquisa Aplicada. Aborda desde a idéia do produto até o seu desenvolvimento e utilização.

Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica – REDIGE (Link)
Publicação quadrimestral eletrônica multidisciplinar bilíngue, que se dedica à publicação de artigos e ensaios da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse estratégico para o desenvolvimento da cadeia têxtil, de confecção e de suas interseções com outras atividades econômicas e industriais. Administração, artes (em especial, figurino e indumentária), design(em especial, design de moda; design de estamparia; design de acessórios de moda; design de interiores; design estratégico; design de superfície) , engenharia de produção, engenharia têxtil, engenharia química, estudos sociais (em especial comportamento, consumo, cultura), produção do vestuário (modelagem), prospecção tecnológica e mercadológica; comportamento & consumo; sustentabilidade; criatividade; inovação; moda; ergonomia.

Strategic Design Research Journal (Link)
Apesar do nome em inglês, é publicado duas vezes por ano pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Discute os problemas da área de design e funciona como um fórum interativo para discussão acadêmica, críticas e etc. É aberta a todos os profissionais e pesquisadores interessados ​​no projeto e sua relação com a sociedade e cultura.

Journal of the International Colour Association – JAIC (Link)
É a revista da Associação Internacional da Cor e publica trabalhos multidisciplinares sobre cor.

Design Issues (Link)
A primeira revista acadêmica americana que examina  a história do design , teoria e crítica ,  e questões de design.provoca inquérito sobre as questões culturais e intelectuais em torno do design. Aborda temas como o design de interface (homem-computador) , design de serviços, o projeto de organização , design para o desenvolvimento e metodologia de design de produto. Quadrimensal.

The Radical Designist (Link)
Dedicada à publicação de artigos de design e cultura.

Journal of Materials: Design and Applications (Link)
Abrange o uso e design de materiais para aplicação em um contexto de engenharia. Os materiais referidos incluem metais, cerâmicas, e compósitos, bem como polímeros de engenharia.

Art and Design journal (Link)

Journal of Accessibility and Design for All (Link)
Relacionados a todos os aspectos de acessibilidade. Aborda principalmente (mas não só):  (1) Engenharia (2) Arquitetura e Construção (3), Saúde e Cuidados Médicos (4) Educação, (5) Sociedade e Economia .

Cultura Visual (Link)
Revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia. Visa o intercâmbio de pesquisadores e a difusão da pesquisa em artes visuais.

Foto Grafia (Link)
A revista é um projeto de incentivo à produção fotográfica, realizado de maneira colaborativa e independente. Seu principal objetivo é destacar e apresentar aos leitores projetos contemporâneos que tenham relevância artística, cultural e documental, fornecendo, assim, base para estudos e análises ligados ao ramo da fotografia e, consequentemente, da antropologia e das artes visuais. Produzida em Balneário Camboriú – SC.

Human Factors in Design (Link)
Publicação semestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. A revista está focada na divulgação dos resultados de pesquisas teóricas e empíricas relacionadas às interfaces e às interações, físicas e comunicacionais, do ser humano com os elementos com os quais se relacionam. Última edição em 2012.

Para quem tem interesse, há essa página da Univali com mais revistas também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s