Especial Ricardo Abramovay

Como eu já tinha comentado noutro post, o último capítulo do livro “muito além da economia verde” é de fato bem interessante. O livro traz uma parte com todas as referências e estudos mencionados ao longo de livro e lá encontrei muito conteúdo interessante, não só de design, mas de economia, criatividade, sustentabilidade, etc. Como o design é multi-inter-disciplinar, acho válido conhecermos outras áreas também, para variar nosso repertório e sabermos contextualizar nossos trabalhos e expandirmos nossos horizontes. Algumas referências não são tão recentes, mas são válidas a título de conhecimento. Várias abordam economia, e como o Design está bem visado nesse setor ultimamente, é válido se inteirar um pouco do assunto. As palestras do TED e demais vídeos vou deixar mais ao final do post.

Seguem as referências que encontrei e achei mais interessantes:

Amadurecendo Economias –  Uma abordagem sobre economias “mais saudáveis”.

Ladislau Dowbor – Página de um professor da PUC-SP, formado na suíça e com doutorado em Varsóvia (só pra ter ideia de que não é pouca coisa). Ele tem artigos bem interessantes que abordam economia, finanças, núcleos familiares, etc.

P2P Foundation – Ótimo pra encontrar projetos e iniciativas legais. Encontrei várias beeem interessantes. Vale a pena perder um tempinho nele.

Como Governarem nome da Sustentabilidade –  Publicações em português do WWI-Worldwatch Institute. Vale conferir os artigos deles tb.

1/3 dos brasileiros leva mais de 1h para chegar ao trabalho  – Uma notícia com constatação bem óbvia.

Economia da Felicidade – Artigo que aborda a relação entre dinheiro e felicidade.

SERI – Sustainable Europe Research Institute  – Instituto Europeu de Pesquisa Sustentável

Molusco com superarmadura – Biomimética pura, coletes a prova de balas que tem como base na concha de um molusco.

Sound Material-Cycle Society – How Japan implements waste
management strategically – Documento que traz todo o detalhamento de como o Japão implementa a gestão estratégica de resíduos.

Asfalto-borracha – Asfalto ecológico utilizando pneus velhos.

Fundação Amazônia Sustentável – Fundação em prol do envolvimento sustentável, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. Bem interessante o trabalho deles.

Iniciativas do instituto ETHOS – Projetos, campanhas e ferramentas desenvolvidas e apoiadas pelo Instituto Ethos.

Visão de mundo 2050 –  Documento do  WBCSD, com o que eles “preveem” pra 2050.

Peer to Patent – processo de exame de patentes aberto à participação do público que visa melhorar a qualidade das patentes emitidas, permitindo que o público forneça informação relevante para avaliar as reivindicações pendentes.

Escola Digital – buscador aberto e gratuito de recursos digitais pedagógicos.

Escola da Redes – Uma rede de pessoas dedicadas à investigação sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving.

Referências que talvez interessem mais aos designers:
Festival de Ideias – Espaço para co-criação. Rede de colaboração e troca de informações entre empreendedores, investidores e o público em geral.

REDELABS: Laboratórios Experimentais em Rede (2014) – Dissertação de Felipe Schmidt Fonseca apresentada ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas.

Co-Design

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s