CineDesign e Bienal de Design 2015

Tive a oportunidade de participar da abertura da Bienal de Design 2015. Confesso que fiquei meio frustrada com o enfoque que o Design está recebendo… ele está sendo visto como ferramenta (meramente) econômica para tirar o país da crise.O intuito não é valorizar o design, reconhecer o design, ou proporcionar o intercâmbio de ideias, experiências, conhecimentos, etc. O intuito me pareceu meramente econômico, usando o design meramente como ferramenta para trazer dinheiro, promover dinheiro e gerar dinheiro. O que pra mim (e acredito que para todos que estudam design, que gostam de design, que sabem realmente o que o design significa) é extremamente restrito, mercantilista e superficial.
Enfim, o tema da bienal me chama bastante atenção, visto que o IDEMI 2015 também está seguindo a mesma linha.

Os eventos paralelos da Bienal já começaram e tem vários bem interessantes. Espero que eu possa conferir vários deles e poder vir aqui contar pra vocês minha experiência.

Até agora, participei da abertura, vi a exposição “Design para Todos” que está no CIC, e fui conferir o CineDesign (também no CIC), um dos primeiros eventos paralelos. Vi dois documentários de Design, de um apanhado de 10 filmes de diversos países. Vi “Design&Thinking” e “Design the new business”. Um dos que também foram exibidos mas que eu já tinha visto é o “Helvética”. Os outros que também estarão em exibição, são: Objectified, Milton Glaser: To Inform and Delight  Design is One: The Vignellis, Bill: The master’s vision e Eames: The Architect & The Painter.
Trouxe aqui os documentários que encontrei na íntegra e os trailers dos outros.
Bom proveito!

Deixe um comentário

