Especial Web UX: Boas Práticas

Primeiramente, o que é usabilidade?

Quando se trata da web, usabilidade é muitas vezes utilizado para avaliar a facilidade de uso de interfaces. Em outros casos, é utilizado no processo de concepção para melhorar a facilidade de utilização.

Há 3 tópicos importantes a serem considerados com relação à usabilidade:

Facilidade de uso – Como é fácil executar tarefas básicas logo após a primeira navegação?
Eficiência – Uma vez que um visitante descobriu o design, como é que se traduzem em resultados?
Felicidade – Quão feliz a página faz o usuário ao interagir com ela?

Como assim?

Páginas da Web devem ser concebidos para facilitar a leitura e compressão do conteúdo através do uso eficaz de cores, tipografia, espaçamento , etc. É preciso buscar estratégias que permitam aos leitores identificar rapidamente, ler e interiorizar informações. Em geral, o objetivo é fazer com conteúdo útil, legível e valioso. Para isso, precisamos da parceria entre webdesigners e programadores.

Escrever o conteúdo para os usuários da Internet tem seus desafios. O principal deles é a facilidade com que o seu conteúdo é lido e compreendido por seus visitantes (ou seja, a sua legibilidade).

Vamos ver aqui dicas e técnicas de usabilidade baseadas em pesquisas e sugestões de especialistas em usabilidade como Jakob Nielsen para melhorar a experiência do usuário na web.

Podemos focar em 3 diretrizes básicas:

– Texto e tipografia devem ser fáceis e agradáveis de ler (ou seja, devem ser legíveis) .
– O conteúdo deve ser fácil de entender.
– O conteúdo deve ser “breve”, porque os usuários da Internet não lêem muito. Estudos mostram que, em um cenário mais favorável , temos apenas ler 28% do texto em uma página web.

Que coisas simples podemos fazer para atingir essas metas? Leia mais para saber!

Como podemos melhorar a experiência do usuário?

1 – Seja conciso

É bastante conhecido que os usuários da web têm extensões de atenção muito curtas e que não lemos os artigos cuidadosamente e na íntegra. nós tendemos a procurar palavras chave nas páginas para encontrar as informações que queremos (famoso Ctrl+F), fazendo uma leitura não linear.

Um estudo de usabilidade realizado por Jakob Nielsen afirma que um aumento de 58% de usabilidade pode ser alcançado simplesmente cortando cerca de metade das palavras das páginas da web que estavam sendo estudadas.

Artigos mais curtos melhoraram a legibilidade, tanto que muitos fórmulas de medição legibilidade usam o comprimento das frases e palavras como fatores que influenciam a facilidade de leitura e compreensão .

– Chegue ao ponto mais rapidamente possível.
– Corte informações desnecessárias.
– Use palavras e frases fáceis de entender, mais curtas e comuns.
– Evite longos parágrafos e sentenças.
– Utilize algarismos ao invés de escrever os números por extenso (100 ao invés de cem)
– Faça testes de legibilidade (Flesch Kincaid Reading Ease/ http://www.read-able.com/)

2 – Use títulos para quebrar longos artigos

Um estudo de usabilidade descrito em um artigo do especialista de gerenciamento de conteúdo web Gerry McGovern levou-o à conclusão de que os leitores da Internet inspecionam páginas em blocos e seções, o que ele chama de “leitura do bloco”.
Isto é, quando olhamos para uma página da web , nós tendemos a vê-lo não como um todo, mas sim como pedaços compartimentadas de informação. Nós tendemos a ler em blocos, indo diretamente para itens que parecem coincidir com o que estamos procurando.
Estudos de eye-tracking realizados pela Nielsen comprovam essa tese: nós passamos nossos olhos da esquerda para a direita, e, em seguida, continuamos para baixo na página (em um padrão em forma de F) pulando um monte de texto no meio. Dividir o artigo em seções, usando títulos, faz com que os usuários possam facilmente deslizar para baixo a página, bloqueando os campos de texto ignorados (pelo padrão de leituras em F), bem como faz eles se sentirem atraídos para as posições à medida que rolam a página.

– Antes de escrever um post , considere organizar seus pensamentos em blocos lógicos pela primeira descrevendo o que você vai escrever .
– Use títulos simples e concisas.
– Use títulos palavra-chave

3 – Ajude os leitores a “scanear” sua página rapidamente

Sendo conciso você consegue aumentar muito a usabilidade da sua página, organizar seu conteúdo auxilia muito na navegação do usuário.

– Comunique/foque nas duas primeiras palavras, pois os usuários tendem a ler as primeiras palavras de cabeçalhos, títulos, e links quando estão navegando em alguma página.
– Utilize a voz passiva em palavras-chave, títulos e links, como um dispositivo de escrita eficaz
– Use a pirâmide invertida para colocar informações importantes na parte superior de seus artigos.

4 – Use listas com marcadores e formatação de texto
De acordo com um estudos de eye-tracking os usuários se fixam mais na listas com marcadores e formatação de texto (como negrito e itálico) . Esses recursos ajudam a acelerar a leitura por dividir a informação em partes e destacar palavras-chave e frases importantes .

– Considere dividir um parágrafo em pontos com marcadores.
– Busque realçar informações importantes em negrito e itálico.

5 – Tenha espaçamento suficiente nos Blocos de Texto
O espaçamento entre caracteres, palavras, linhas e parágrafos é importante. Isto pode afetar drasticamente a legibilidade e, portanto, a velocidade de leitura.

– Procure avaliar a tipografia de suas páginas e modificar CSS do seu site, conforme necessário.
– Conheça as propriedades CSS que afetam o espaçamento em seu texto.

6 – Faça hiperlink amigáveis
Uma das grandes vantagens de conteúdo baseado na web é a nossa capacidade de usar hiperlinks. O uso adequado de hiperlinks pode facilitar a leitura.

– Indique os links já visitados pelo usuário.
– Use o atributo title para dar aos hyperlinks contexto adicional e para que os usuários saibam o que esperar uma vez que clicar no link.

7- Use elementos Visuais estrategicamente:
Fotos, gráficos e imagens valem mais que mil palavras.

Utilizar recursos visuais de forma eficaz pode melhorar a legibilidade quando substituir ou reforçar longos blocos de texto. Estudos de eye-tracking mostram que os usuários prestam muita atenção em fotos e outras imagens que contenham informações relevantes.

Usuários , no entanto, também ignoram certas imagens, particularmente fotos meramente decorativas. Outro estudo de rastreamento ocular relatou aumento de 34 % na retenção de memória quando as imagens desnecessárias foram removidos.

– Certifique-se que as imagens que você usa dão suporte de conteúdo textual.
– Evite banco de imagens e efeitos visuais sem sentido.

Além dessas diretrizes, também mantenha a navegação consistente em todo o site. Os usuários devem sempre ser capaz de retornar facilmente à sua página inicial e outros grandes pontos de navegação no site. Defina no máximo 7 níveis de navegação, mais do que isso fica confuso para o usuário. Compreenda a importância da pesquisa de usabilidade e Search Engine Optimization (SEO). Os links devem ser criados preferencialmente usando palavras que façam sentido fora do contexto (evite “clique aqui”).

Reduza o tempo de carregamento sempre que possível. O tempo de carregamento pode diminuir as taxas de conversão, aumentar as taxas de abandono, e criar insatisfação do usuário.

E sobre os dispositivos móveis?

Os dispositivos móveis, no entanto, exigem um outro nível de utilização do site.

Ações óbvias – Torne os botões de ações óbvias grandes. (“Compre agora”).
Eliminar Pop-ups – Nada é mais irritante na web do que um pop-up, exceto em um dispositivo móvel. Um pop-up em um dispositivo móvel é uma maneira de garantir que ninguém use seu site.
Maiores links – Hyperlinks em pequeno texto é também uma questão de experiência do usuário. Se o link for menor do que o polegar tende a ser de difícil clique/toque.
Typable Form Fields – Isto vai de mãos dadas com os links de texto. Em um dispositivo móvel que você tem que ser capaz de selecionar o campo com o polegar, de modo que tem que ser um pouco maior.
Mudar fonte ilegível – Normalmente, é mais difícil de ler texto em um dispositivo móvel, de modo que deve-se tentar manter o tamanho da fonte em torno de 14 pt.

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