Palestra com Eduardo Mattos

Nesse semestre, cada aula de empreededorismo será com uma palestra diferente e um palestrante da área (ou de áreas afins). Como esse tem sido um assunto bem visado e já se tem bastante informação sobre isso, pra mim não teve muitas novidades, mas sempre dá pra aprender uma ou outra coisa nova ou pelo menos “conhecer e saber que existe”.

Então, vou compartilhar hoje com vocês os tópicos que me chamaram mais atenção na primeira palestra do semestre – com o Eduardo Mattos.

QUEM
O Eduardo trabalha atualmente na Smartmob, e tem experiência na área de inteligencia artificial aplicada ao direito, principalmente na I-luminas. A I-luminas trabalha com infografia para área jurídica.

O QUE
De início, o Eduardo deixou claro que o foco das startups é a escala. Como referência, citou Paulo Lemann, fundador da Ambev.

Eduardo explicou por que o momento mais confortável para empreender é agora, pois somos jovens e temos mais desprendimento e topamos correr mais riscos, bem como teremos tempo para nos recuperarmos caso tenhamos alguma quebra.

Segundo ele, as fases de uma startup são: validação de uma ideia inicial/Minimum Viable Product (MVP)/investimento/saída.

E o que uma startup tem, basicamente: ideia/time complementar/ser repetível e escalável/condições de incerteza (risco).

Também foi dito que o melhor investimento é o dinheiro do cliente, e então explicou sobre os tipos de investimentos para startups: bootstrap, love money (dinheiro de parentes e amigos, por exemplo), angel (ou smartmoney, com mentorias), acelerator (proveniente de aceleradoras) e venture capital (capital de risco). Dá pra saber mais aqui.

Citou duas aceleradoras que ele conhece o trabalho e recomenda: 21 212 e Aceleratech.

EVENTOS
Sobre os eventos na área, trouxe várias novidades, sendo eles:
Jornada Startup;
Startup Weekend Turismo;
StartupSC (com o Alexandre Souza, que sempre promove eventos);
Bootcamp (eventos preliminares, preparativos para o startup weekend);
MeetupSC;
Startup Grind.

E, se vc correr, ainda dá tempo de se inscrever no Empreende Brazil, que acontece no próximo final de semana. Eduardo adiantou que dia 24/9 terá um evento aqui em Floripa com o André Macedo.

EXEMPLOS
Além disso, também apresentou o Zero Paper, e o Intuit. Também falou de empresas que surgiram no Startup Weekend, como por exemplo Easy Taxi, Foodspotting, Zaarly e LaunchRock.

REFERÊNCIAS
E por último, referências que talvez seja interessante pra quem está pensando em montar uma startup: Gust e Angels Club.

Boas inspirações e até a próxima! ;)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s