O lado acadêmico do Design

Já que eu estou preparando as apresentações pro IDEMI, e já começando o TCC, resolvi dividir com vocês algumas dicas sobre metodologias, artigos, periódicos, publicações e afins. Na verdade, a maior parte das dicas eu só soube semana passada (depois de já ter tentado submeter um artigo 5x, e depois ter 2 artigos aceitos no IDEMI 2015). Certamente saber disso antes teria me ajudado e muito. Mas fica a dica pro mestrado, e pra tentar submeter o outro artigo novamente, noutra formatação, e, claro, pra ajudar vocês também. Espero que essas dicas sejam úteis pra vocês e ajudem nesse processo.

MINHA EXPERIÊNCIA ESCREVENDO/PUBLICANDO ARTIGOS
Primeiramente, minha opinião pessoal sobre minha experiência de escrever artigos: não é tão simples.

Pode parecer simples até, mas não é tão easy. Na verdade, já me disseram que depois que tu pega a manha de escrever, é tranquilo e tu publica várias coisas. Mas pra mim, o problema não é nem escrever (tá, também é um pouco, mais difícil é estruturar, escrever flui bem), é publicar.

Das 5x que um dos meus artigos voltou, o problema era sempre o mesmo: formatação. Escrevi ele pra uma revista específica e como foi rejeitado (praticamente sem feedback), eu tentei publicar noutras revistas, adaptando a formatação, apenas. Mas ele sempre voltou e acho que sempre voltará enquanto eu não mudar a estrutura dele. Na verdade o correto seria adaptar a estrutura do artigo para a revista que quero submeter (seguindo as dicas que vou falar ao longo do post). Eu sinceramente acho muito errado priorizar a formatação ao conteúdo, e sempre fiquei indignada quando ele voltava, sempre pelo motivo da formatação: tinha uma referência que não tava na norma da revista, tinha uma citação que não seguia o padrão da revista. Poxa vida, a formatação é mais importante que o conteúdo? Isso realmente não acho certo; Mas recentemente descobri que há algumas manhas pra conseguir publicar os artigos, e vim dividir com vocês. Se mais alguém souber de outras dicas que não estão no post, pode colaborar nos comentários ;)

Além disso, tive a experiência de escrever “sozinha” sobre trabalhos que fiz em grupo. E não gostei.
Um deles teve orientação dos professores que me ajudarão com o TCC, e ficou com uma estrutura bem interessante, e teve melhor avaliação. Esse está ok.
O outro, escrevi em conjunto com outras 3 pessoas, e adaptei ele sozinha pro IDEMI. Recebeu avaliação média. Não curti. Não curti por que inicialmente ele não foi escrito pra publicar, pra evento ou revista específica. E não curti pq a estrutura dele ficou bem confusa, não linear. Eu falo de várias coisas, várias vezes, em vários momentos diferentes, o que dificulta eu resumir pra apresentação, por exemplo. Fora que aí fiquei com 2 artigos pra ajustar no prazo da submissão, 2 apresentações pra elaborar, 2 apresentações pra apresentar, e mais a taxa de inscrição (que se eu não fizer, não posso apresentar os trabalhos). E o nome de todos aparecerá igualmente. E só eu tive os prazos e as dúvidas na hora de escrever. Um deles ninguém teve interesse em escrever comigo. O outro, tive uma ou outra ajuda, mas o bruto, fiz praticamente sozinha. Nem a professora que tinha recebido o artigo inicialmente auxiliou.
Então é, escrever artigos não é bem assim. Publicar artigos menos ainda. Publicar e apresentar…
Mas acho válido. Está sendo uma puta experiência interessante, fora que também é bem legal ter isso no lattes antes mesmo de me graduar, ainda mais considerando que publicações abrem portas pro mestrado!

Pois bem, vejamos as dicas:

DICAS
Pra começar, artigos (pesquisas e projetos) precisam de uma metologia. E nem sempre as pessoas conhecem as metologias da área de design. Encontrei um post que fala sobre diversas metodologias do Design, e também estou tentando comprar o livro Design Método (quando eu conseguir, posto pra vcs o que achei).

Se você pretende publicar artigo em revistas, a primeira dica é prestar atenção ao corpo editorial. Vendo quem faz parte dele, é possível saber quais são as linhas de pesquisa mais adequadas à revista. Outra dica é ler o top rated, os principais artigos da revista. Ficar atento às últimas edições também é importante, pois a própria revista deve servir de base de pesquisa/referência. Outra questão, que sempre pega, é a formatação. Cada revista tem a sua (e isso é um saco). Cuide para seguir todas as normas da revista, pois há uma pré-seleção dos artigos onde os que não estão na formatação sequer são avaliados.

Resumindo:
1 – Prestar atenção ao corpo editorial e descobrir as linhas de pesquisa
2 – Ler o top rated
3 – Usar a própria revista como referência para o artigo.
4 – Seguir todas as normas da revista

PARA AJUDAR COM A FORMATAÇÃO
Se você estuda na UFSC, sorria (pois é, nunca pensei que eu diria isso): a BU tem cursos que podem te ajudar e muito com essa parte. E todos são gratuitos. “Ah, mas a BU está em greve!”. Eu sei, mas às vezes é possível marcar uma aula particular e tentar negociar se vc explicar sua situação.
Você pode procurar pelo curso de “Portal Capes”.
Além disso, uma mão na roda é o More, que se propõe a ajudar com a formatação/geração de referências (juro pra vc que ele é uma bênção).
E, recentemente também encontrei o FastFormat que ajuda com a formatação da ABNT.

REVISTAS
Na área do Design, como já publiquei aqui anteriormente, há várias revistas de pesquisa, mas duas delas são relevantes e bem interessantes de ter trabalhos publicados: Projetica (da UEL, Qualis B5) e Strategic Design Research Journal (UNISINOS, Qualis B3) . A Research é um pouco mais complexa pra submeter, mas é “renomada”.
Se você quer ousar um pouco mais (o que eu recomendo) dá pra tentar publicar algo na Actas de Diseño, de Palermo. O Qualis dela é B4, e ela é de fora. A top das tops revistas de design, com o melhor Qualis, é a Design Studies, do Reino Unido. O Qualis dela é A2. Ousados ousarão \o/

Por hoje era isso, espero ter ajudado vcs ;)

Deixe um comentário

