Palestra Carlos Bizzotto + Palestra Mario Troise + Tendências

Galera!

Hoje na aula de empreendedorismo tivemos palestra com o Carlos Bizzotto sobre modelagem de negócios.

O Carlos é Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência em concepção e implantação de ambientes de inovação, núcleos de inovação tecnológica e clusters. Atualmente é Coordenador de Projetos na Anprotec.

A mensagem que ele passou pra gente hoje é que mais do que pensar o negócio em si, é importante pensar nas circunstâncias e pensar em quem vai consumir o produto/serviço.

Carlos pontuou “o que é ser inovador” de maneira bem simples: apresentar soluções diferentes daquilo que existe no mercado.
Evitar o “eu também”, fazer igualzinho ao outro, e sim, fazer diferente, pois negócios diferentes são muito mais interessantes.

Sucesso, de acordo com a palestra, está em criar e manter clientes. A lógica seria identificar os clientes, quem vai comprar, o que eles querem comprar, o que eles precisam, por que não estão satisfeitos. Muitas vezes, o ideal seria simplificar e reduzir funcionalidades para vender mais barato, e não querer colocar trocentas funcionalidades que as pessoas nem vão utilizar depois, tentando vender mais caro.

Estaria errado então começar definindo o que você vai fazer, qual será teu produto. Mais correto seria primeiro identificar quem vai consumir e as circunstâncias em que se encontram.

Ao iniciar projetos, empresas, start-ups, os erros – segundo ele – são sempre os mesmos. As pessoas erram nas mesmas coisas e da mesma forma. O Carlos disse que não tem como saber o que fazer pra garantir que dê certo, mas tem como saber o que NÃO fazer. Partindo disso, ele listou 10 pecados capitais das start-ups. Não consegui anotar todos pois alguns ele passou bem rápido e não consegui copiar os títulos, mas seguem os que registrei:

1 – Não saber medir o sucesso
É importante ter métricas. O que é sucesso pra você? Saber por que e quando você atingiu o sucesso.

2 – Ter todos como clientes
Não é limitar seu público, mas focar, saber quem tem mais chance de comprar, saber pra quem fazer a divulgação. Todos podem ter potencial de usar, mas quem está mais propenso? É importante definir seu cliente. Mais que identificar o perfil é saber o que ele quer fazer e não consegue. Focar “early adopters“. E se conseguir vender antes de desenvolver, melhor.

3 – Focar cedo demais (se apaixonar pelo produto)
Antes de fechar o produto, é necessário falar com quem vai usar, testar, e verificar o que vc pretende. Escolha 5-10 pessoas potenciais e fazer a validação do seu projeto/produto. É importante nessa etapa traduzir sua proposta na linguagem de quem vai usar.

6 – Falta uma dor monetizável

8 – Não possuir uma vantagem desleal
É importantíssimo ter diferencial. Se questione: meu produto é o único que…?

9 – Proposta de Valor Fraca
Muitas vezes o pensamento é conectar o produto ao cliente, ou a proposta de valor ao cliente, quando na verdade, deveria ser o processo inverso. Conectar o cliente à proposta de valor. Definindo primeiramente o cliente e secundariamente sua proposta de valor.

10 – Não compreender o job

———————————

Além da palestra com o Carlos, quero compartilhar com vocês a palestra com o Mario Troise, sobre “Como organizar e gerenciar seus projetos de design”. Ela aconteceu no CONFRED 2014 e foi destravada hoje! Você pode acessar ela aqui. Não sei quanto tempo ela permanecerá destravada, então se quiser conferir, não se demore!

———————————
Além disso tudo, também quero avisar que vai rolar o THE FUTURE – VERÃO/17: OS CAMINHOS DA ESTAÇÃO E AS TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO DE CONSUMO, em novembro, no Iguatemi Florianópolis.

Beijos, e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s