Design Hurricane

Pois é, o TCC chegou e me dominou completamente. Minha banca vai ser no final desse mês, em breve teremos mais uma bacharel em Design!
Me ausentei do blog por longos meses e aqui estou para tentar recuperar o tempo perdido. Ainda assim, fui guardando várias coisas que achei que poderiam ajudar mais gente. Finalmente chegou o dia de compartilhá-las com vocês.

Datas Importantes

Presta atenção pra não se confundir com as datas dos eventos e das inscrições, tem data encerrando essa semana, e no final do mês. Já os eventos são a partir de setembro – só um acontece ainda esse mês ;)

6º Fórum Internacional de Design de Processos (design sistêmico) vai acontecer esse mês em Valência (ah, como eu queria ir…), nos dias 22-24.

Estão abertas as inscrições pro Prêmios Clap, com desconto até 30/6! Prêmios Internacionais de Design Industrial e Gráfico em 7 categorias.

Em setembro vai acontecer em Curitiba (<3), dias 21, 22 e 23, o 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: Engenharia e Design. E gente, Curitiba é toda premiada em vários âmbitos, e TAs são uma forma de utilizar o design para tornar a vida de muita gente mais fácil. Eu to super afim de ir! As inscrições vão até a data do evento, mas quanto antes se inscrever, mais em conta é.

Já o XX Congresso da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital (Sigradi 2016) vai rolar em Buenos Aires esse ano, e vai acontecer entre 9 e 11 de novembro. As submissões vão até dia 27 desse mês, CORRE!

E, também estão abertas as inscrições para a 5ª Bienal Iberoamericana de Design. Vai rolar em novembro, de 21 a 25, e vai ser itinerante (com atrações em vários países). A Bid é um evento internacional, que dessa vez vai reunir pelo menos 23 países, e vai ter como foco debater sobre novos modelos de produção, novos usos de materiais, novos modelos de negócios e de empreendimentos. Além disso, eles também estão promovendo várias premiações de design! A convocatória tá aberta até dia 15/6 (com desconto), bora?

E vai rolar também o III Congresso Internacional de Marcas / Branding, dias 6, 7 e 8 de outubro em Sampa. O tema será Economia Criativa. Inscrições até 30/6!

Cheio de evento bom esse 2016! Se joga!

Ferramentas pra facilitar a nossa vida

Como ferramenta, separei o Diigo, que te ajuda a compartilhar conteúdos encontrados na internet, tipo favoritos, anotações, etc. Ótimo pra usar em pesquisas, por exemplo. E separei também o Mind Meister, uma ferramenta para a construção de mapas mentais, brainstormings, planejamentos de projetos, etc. Acho que ele tem uma versão trial gratuita, com direito a 3 mapas. As outras três opções que eles oferecem são pagas.

Para gerenciamento de projetos, eu utilizo o Trello. Mas também já usei o Moovia. Gosto bastante de ambos. Cada um tem suas especificidades, o Moovia é bem mais completo, mas nem sempre precisamos de tantos recursos assim. Se você não curte nenhum dos dois, pode tentar o Basecamp, o Slack, ou o Glip (que junta tudo numa coisa só). Caso ainda não esteja satisfeito, pode tentar encontrar aqui ou aqui um que mais agrade você e que supra as suas necessidades :D
Você pode consultar o Alternative to, caso deseje procurar alternativas para alguma outra ferramenta.

Já pro gerenciamento de mídias digitais, tem o Hootsuite.

Pra quem quer mostrar seu portfólio com uma cara responsa, recomendo o Dribble. Ele é voltado especificamente para designers e é uma boa alternativa ao behance, ou mesmo um complemento para você divulgar seus jobs. Outras opções aqui.

Como qualquer pessoa, também devemos saber gerenciar as nossas finanças, então indico o Guia Bolso, Organizze, Mobills, e Minhas Economias.

Mais ferramentas legais para designers aqui.

Design para nós, para as pessoas e para o mundo

No último post eu tinha falado sobre o Invision, e desde que me cadastrei, semanalmente recebo atualizações do blog deles, e sério, vale a pena. Fica a dica: cadastrem-se. Os posts deles são muito bons. Eu quero destacar esse aqui. Como vocês já devem saber, eu amo design social e utilizar o design como ferramenta de mudança para tornar o mundo melhor, e pra facilitar a vida das pessoas. E é por isso que eu acho que sempre vale a pena estudar mais e mais pra conseguir tornar realidade toda essa força que temos nas mãos e na mente (afinal, designer é rei, hehehe).
Mas, além disso, eles publicaram esse post incrível falando da diferença entre bons designers e ótimos designers, é tipo assim, pra fazer um poster e colocar no escritório, pra mandar pros clientes, postar no FB, enfim, fazer o mundo saber disso.
Outro post bem útil é sobre como melhorar suas apresentações de design e esse sobre ser um designer que programa (e fica a dica, isso é uma necessidade super urgente do mercado). Separei outro sobre como medir a efetividade dos seus designs.
Eles também estão disponibilizando materiais de marketing para designers, de forma gratuita! Enfim, tem muita coisa interessante MESMO no blog deles!

E por falar em post interessante, achei um (que não é do invision, hehe) que fala sobre dicas para a hora de escolher o nome da uma empresa :D

Também separei pra compartilhar o Plano Setorial Design Brasil 2026. Esse documento busca identificar problemas e oportunidades referentes à nossa área e estabelecer estratégias, metas e ações necessárias para o fortalecimento da agenda de políticas públicas para o Design.

Pra variar, eu separei algo sobre rotulagem de embalagens, embalagens inteligentes e afins. Penso que essa demanda seja cada vez mais premente e cada mais gente anseia e pede por isso. Taí um nicho bem promissor pros próximos anos!

Fontes para beber

Sempre que precisar de vetores, tutoriais e inspiração, pode dar um pulo no Abduzeedo, no Visual Hunt, Freegoodies for Designers e no TutsPlus. Acabei encontrando templates de ebooks, gratuitos, nesse link aqui. Outra dica é o Design Boom. Mais bancos de imagens aqui. “Brindes” do Blog do Invision aqui (ícones para interfaces) e aqui (app UI kit).

Se você tiver gana de conhecimento, pode conferir essa listinha de livros super recomendados e/ou esses aqui. Eu usei alguns desses no TCC, inclusive. Enquanto pesquisava sobre grids, achei esse blog aqui, que me parece bem legal também.
Além disso, pesquisando sobre tipografia, achei essa matéria do Design Culture bem boa ;D Ou então, vc pode dar uma lidinha nessa matéria aqui.
E eis mais uma fonte sobre as fontes, hahaha.

Diversidade

Separei outros links diversos que não se encaixavam nas outras categorias, então seguem:

Loja de posters mega legais (infografia);
Padrões web: o que são e para que usá-los;
Como vender uma ideia de projeto para seu chefe/decisor;
Biomimética na inovação;
Galeria de projetos de redesign;
Empresas que precisam do seu job;
Melhores tipografias de 2015.

Por hoje era isso, tem material pra se divertir por uns 3 meses aí :P Tomara que vocês aproveitem!

Beijocas

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s