Oficialmente Mestranda, e blogueira

Tá, confesso que não me considero blogueira, mas esses dias recebi e-mail de um leitor e fiquei toda boba! Fico muito feliz quando vejo que os posts ajudaram alguém, hehe :)

Hoje foi dia de matrícula no mestrado :D A princípio serão 3 disciplinas nesse trimestre (uma delas é sobre design centrado no usuário), e fiquei pensando que daqui 7 meses já vou precisar qualificar, OMG! E qual não foi minha surpresa quando vi que umas 2 ou 3 disciplinas do mestrado na UFPR são com professores da UFSC……..Enfim.

Ok, por partes. Consegui(mos) local pra ficar em Curitiba. As aulas começam dia 6/3 e to passando por um momento bem intenso e cheio de coisas novas. Lido bem com isso? Nem tanto, to resfriada há uns 3 dias. E só assim consegui entender o quão providencial foi eu não ter conseguido emprego nesse período… Tem tanta coisa pra pensar, ajeitar, fazer, resolver… A viagem de busca de apês foi caótica, e faz duas semanas que eu não paro. Já chorei, já fiquei doente, e ainda tem coisas me esperando pra fazer hoje. Resolvi fazer esse post pq realmente não sei quando vou conseguir fazer outro (nem sei quando terei internet em Curitiba, nem se a vida de mestranda permite isso). Portanto, amiguinhos, bora pro conteúdo de design (mas não só) mais aguardado do último mês?! #partiu

Pra começar, achei uma listinha de universidades gratuitas pra estudar no exterior, e uma universidade com uma proposta muito legal, gratuita, e online: University of the People.

Trello e Invision

Esses caras são realmente muito bons, não tem como negar. Por isso separei uma sessão só pros artigos dos blogs deles:

Esse artigo do trello traz dicas de como fazer vídeo-conferência, super bacana pra quem trabalha remotamente, por exemplo ;)
Esse outro, fala sobre teletrabalho, você já tinha ouvido falar? Confesso que pra mim foi novidade!
E seguindo nessa vibe de maior autonomia, esse artigo traz técnicas de administração do tempo: importantíssimo pros dias atuais.
Pra quem vai construir uma equipe, cá estão 5 exercícios de Team Building, #fikdik
Achei dois outros interessantes, também nunca tinha ouvido falar nos assuntos: esse e esse.

Do invision, temos uma seleção super especial também, começando com o artigo sobre o Craft: um conjunto de plugins que permitem projetar coletivamente em tempo real.
Na sequencia temos esse aqui, com as tendências de UX para 2017.

Mas o invision também aborda questões sobre trabalho remoto, e por isso publicou esse artigo com 50 coisas que somente quem trabalha remotamente entende.

Tá pensando em fazer um app super da hora? Confira aqui o jeito certo de mostrá-lo pros seus investidores! Não tá fazendo app, mas também precisa de ícones? Então confere esse.

E, é sempre bom dar uma lida sobre como defender seu trabalho dos feedbacks “negativos“. E também sobre os 4 erros que os designers cometem ao negociar valores (e que você provavelmente também já deve ter cometido).

Recomendo também a leitura desse aqui, sobre inovação dentro das empresas – como fazer – e por quê isso geralmente é tão complicado. E desse, sobre como evitar o caos nas suas páginas (sobre CSS).

Pra fechar, resoluções de ano novo de alguns designers, hehehe você se identifica com algum?

Além desses, separei algumas outras coisinhas também.

Diversos

Vocês viram as latinhas da pepsi para o Super Bowl? Gente, choquei, ficaram muito legais!
As ilustrações são do Matt Stevens, e trazem a cultura texana, da música e do futebol americano e ficaram super legais com o fundo preto fosco. Super curti!

Fiquei sabendo que rolou em janeiro um seminário online sobre tendências de 2017 do getty images,  há quem diga que dá pra se cadastrar e receber o link do vídeo do seminário. Bora tentar? Infos aqui. De qualquer forma, eles já tinham apontado 6 tendências visuais pra esse ano.

Falando em seminário gratuito, achei as palestras gratuitas ofertadas pelo Portal IEL/SC, vale conferir (são temas diversos e infelizmente não tem nada sobre design, especificamente). Várias são voltadas pra adm e empresas, e por falar nisso, você sabe o que é uma neoempresa? Vale ler o artigo pra descobrir.

E pracabá, achei um artigo sobre como projetar uma google font <3

Datas Importantes/ Eventos

SGB Lab – Abriram as inscrições pro Social Good Brasil Lab 2017! Elas vão até 26/3 e você pode se inscrever aqui.

InovAtiva Brasil – Estão abertas até 20 de fevereiro (hoje!) as inscrições. Serão selecionadas 300 startups para receber gratuitamente mentoria com executivos e empreendedores experientes, cursos online com especialistas e network com investidores em uma banca final em São Paulo.

Scale-Up Endeavor – Inscrições abertas para o Scale-Up Endeavor (antigo Endeavor Promessas). O programa apoia empreendedores de alto potencial, visando crescimento das empresas, por meio de mentorias com a rede da Endeavor e conexões diretas entre empreendedores em estágios semelhantes.

Prêmio Stemmer – O Prêmio Stemmer  busca reconhecer esforços de instituições, empresas inovadoras e protagonistas da inovação, oferecendo um total de R$ 525 mil aos finalistas de cinco categorias: Protagonista da Inovação (pessoa física), Instituição Inovadora, Instituição de CTI, empresa inovadora de micro ou pequeno porte e empresa inovadora de médio ou grande porte. Inscrições até 15/5.

Hub Madrid – Abertas as inscrições para uma missão internacional de sete dias onde 15 empresas e startups brasileiras são convidadas a visitar Madri. Feito para empresários que pretendem internacionalizar seus negócios e ter uma experiência na Europa, o programa conta com workshops, palestras, demoday e visitas em grandes empresas. Inscrições de 3 a 9 de Abril.

Prêmio José Reis –  Prêmio concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) à instituição, empresa de comunicação (jornal, revista, emissora de televisão, etc.) ou indivíduo, pesquisador ou jornalista, que mais tenha contribuído para a divulgação da ciência e da tecnologia no Brasil. Fiquem atentos às próximas edições, acho que a mais legal vai ser daqui 2 anos!

Service Jam Floripa – Infelizmente aconteceu até ontem, deixei nos rascunhos do blog, mas não consegui postar antes do evento ;/ Fiquem atento nas próximas edições!

L’oreal Branstorm 2017 –  Inscrições até 15/3. O objetivo é revolucionar os cuidados de beleza do homem com uma inovação que mude a vida deles. O concurso tem duas categorias: tech e brand. O prêmio é de 10 mil Euros para a melhor proposta de tecnologia (TECH); 10mil Euros para a melhor proposta de Branding (BRAND). Ambos também elegíveis a mais 5Mil Euros para aquele que trouxer a melhor proposta de Sustentabilidade na modalidade escolhida.

12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico – vai rolar em brasília, e as inscrições de trabalhos estão no segundo lote, por R$ 150 e vão até 19/3 (terceiro lote). Tem váaaaarias categorias, é só ver o regulamento.

É isso, galera!
Beijos, e até a próxima ;)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s