Relatos de pós-graduação #1

Eis que me encontro tendo aulas de métodos de pesquisa e produção de texto científico pela primeira vez. E me pergunto: por que diacho a gente não tem isso na graduação??? Tudo bem que nem todos os professores da graduação adotem o viés acadêmico/científico, mas então por que não ter a possibilidade de ao menos fazer alguma disciplina optativa sobre isso?  Assim como eu, outras pessoas também poderiam utilizar esses conhecimentos na elaboração do TCC e de artigos que queiram publicar durante a graduação (e tudo ficaria mais fácil). Não é um bicho de sete cabeças, nem complexo demais que um aluno de graduação não consiga compreender.

Nessas primeiras duas semanas de aula a minha cabeça fez ~BOOOM~ e eu comecei a entender muita coisa, e eu adoro começar a entender o sentido das coisas e perceber onde eu poderia ter feito diferente e começar a melhorar. E agora já to achando meu TCC bem ruinzinho, hehehe

Comecei a entender sobre estrutura de artigos, métodos de pesquisa e sobre plataformas de pesquisa científica (banco de dados) – e como utilizá-las . Por sinal, hoje usei pela primeira vez o portal de periódicos da Capes e o Scopus. Emocionante.

Bom, por enquanto eu to vendo bem pouca coisa de design, e mais coisas sobre escrita científica, mas to gostando bastante do que estou aprendendo. Tanto que separei alguns materiais que achei mais interessantes pra compartilhar com quem quiser dicas pra escrever artigos, que tá tentando publicar, ou começar a estruturar a pesquisa. Então quem quiser, pode conferir esses materiais aqui:

Materiais Mestrado: 1 | 2 | 3 | 4

Além disso, vimos algumas revistas acadêmicas que poderão servir de referência pra tentar publicar futuramente os artigos. Algumas delas eu até já tinha compartilhado aqui, mas de qualquer forma, segue novamente: Arc design | Estudos em designpós (fausp)| Visualidades | Esferas | Design em foco

Com relação ao ritmo, por enquanto estou achando tranquilo. Toda semana tem atividades pra fazer, mas por enquanto não vi nada hardcore ou complicado demais. O que mais tem me deixado preocupada é a questão das definições sobre meu tema de projeto, por que ainda não falei com minha orientadora a respeito e as tarefas que tenho que entregar são “pedaços” da pesquisa/dissertação.

Pra quem tem interesse na área acadêmica e quer saber sobre oportunidades de pesquisa, fica a dica pra conferir o Portal Propesq.

Além disso, fiz a curadoria desse último mês, como de costume, e compartilho aqui com vocês:

Curadoria de Março/2017

Pra variar, trouxe alguns artigos do Invision :DD São eles: um sobre como entender as motivações dos usuários, outro sobre razões para investir em UX, um sobre como empoderar mulheres na sua empresa, e um com 6 dicas para construir uma carreira sólida em tecnologia. O plus foi esse aqui, com tipografias gratuitas. e esse de design para os 5 sentidos.

Além disso, também gostei desse outro, que traz 7 princípios para empoderar freelancers e o artigo intitulado Dear client: we need to talk. Nesse mesmo sentido de freelas, encontrei um que fala sobre a arte de apresentar e vender seus projetos e como construir confiança com sua equipe. Também encontrei um modelo formulário de briefing que pode ser muito útil pro seu próximo freela. Já no Linkedin achei esse artigo sobre o poder da liderança.

Tem ainda esse artigo sobre a importância de estruturar as ideias de forma visual.

Vocês conhecem o domínio art? Tadã! É um domínio para sites de arte e artistas com direito a logo! E conhecem o Adobe XD? É uma ferramenta para designers de UX  que permite a prototipagem de websites e aplicativos mobile utilizando a suite de ferramentas da adobe. Por falar em ux, não perde esse case da Catarinas Design de Interação, que traz uma plataforma pra formatação de trabalhos acadêmicos. Já nesse vídeo, o Norman (aquele brother que todo designer conhece), explica sobre o termo UX em 1 min.

Pra finalizar, vale dar uma conferida nessa lista com 15 livros pra mudar a sua vida, que também achei no Linkedin.

Eventos

Vai rolar em julho, de 15 a 23, o N em Curitiba!

Fiquem atentos no Cafundó Academy, sempre rola cursos legais.

Aproveito pra compartilhar uma planilha colaborativa com alguns eventos que acontecerão esse ano.

A revista InfoDesign abriu inscrições para novos trabalhos até dia 17/5. O tema será trabalhos que tratem dos diversos aspectos metodológicos para o desenvolvimento de infográficos na representação de informações complexas.

E se liga na Conferência Design para a Vida, que vai rolar em maio em SP. O evento traz uma proposta bem legal de ver o design como ferramenta de transformação social (o que particularmente me atrai muito).

That’s all folks!
Beijos e até a próxima ;)

Deixe um comentário

