O retorno – O processo de design com e sem planejamento

Pois é, não dá pra fingir que não acontece, quando na maioria das vezes é isso mesmo: as coisas acabam acontecendo sem a gente planejar. E a gente já sabe o resultado alcançado na maioria das vezes: uma bosta. Ou algo que teria um potencial gigante de ser ótimo, e acabou morrendo na praia. Ainda mais se for feito às pressas.

Tirando o caso de empresas de publicidade e marketing – que realmente não são meu forte, pelo perfil de trabalho geralmente empregado e viés utilizado – os processos de design podem adotar muitos hábitos saudáveis dentro da cultura organizacional/instituição onde os processos de design acontecem. E isso não é balela. Agora me peça a comprovação científica. Nem sempre é disso que carecemos, não é mesmo? Mas ela sempre dá uma ajuda quando bate uma insegurança. Hábitos de planejamento, de ter tempo pra criatividade fluir, de pesquisar sobre os temas, de simplesmente dar um tempo, de gerar alternativas flexíveis, de poder testar sem medo de errar…

Eu, como designer e alguém que adora planejar as coisas e que odeia ser apressada, posso dizer que hoje em dia temos muitas opções e fontes de pesquisa, o que nos permite poder planejar todo o processo do desenvolvimento de algum produto (seja ele físico, digital ou um serviço).

E se há conhecimento disponível, por que não utilizar? Se eu tenho a opção de pensar meu produto, de N formas, por que acabo optando por não planejar, não levar em consideração tantas coisas que já estão sendo estudadas, tantas outras já comprovadas, e tantas outras já empiricamente dadas como certas? Exemplo: pessoal de animação, quantos de vocês já ouviram falar na teoria do código duplo e na teoria do aprendizado multimídia? Nem sempre o empirismo puro é a melhor opção, e ter subsídio e respaldo pode muito bem fazer AQUELA diferença.

É com essa reflexão inicial que volto com os posts do blog. Por quanto tempo? Não sei. Pra atualizar vocês, minha vida virou de cabeça pra baixo desde a última vez que estive por aqui. Mas no momento só estou pensando no resultado do CIDI 2017 (mentira, mas como o blog é design…).

Por hoje é só,
Beijos

 

Deixe um comentário

