Design de Informação e Embalagens Inclusivas

Eis que eu estava assistindo uma aula de Design da Informação, e me lembrando da palestra que assisti em 2015 sobre Embalagens Inclusivas, ministrada pelo Gabriel Bonfim… e fiquei pensando: olha o tamanho do potencial que o DI tem, nas instruções sobre embalagens

Na dissertação do Gabriel, ele fala – numa parte – especificamente sobre as instruções de abertura das embalagens que ele estudou. E quantas embalagens existem por aí que parecem invioláveis, e que a gente tem vontade de jogar na parede hehehe

Nesse sentido há diversos estudos sobre os elementos que compõem as instruções, desde setas, ilustrações, estilo das ilustrações, textos e afins. É só pesquisar sobre Sequências Pictóricas de Procedimentos (SPPs). Um exemplo de trabalho sobre esse assunto é a dissertação do Luiz Gustavo Amorim, que fala sobre Estilo de ilustração em SPPs. Carla Spinillo e Patricia Fujita também manjam desses assuntos (dá uma olhada nesse artigo e na dissertação da Patrícia).

E eis que temos uma ponte maravilhosa! O design de informação contribuindo para as embalagens inclusivas! Olha que maravilhoso, isso, gente!  É puro design! E design sendo útil, sendo funcional, sendo prático, e usando conhecimento teórico pra subsidiar :D Da mesma forma o Design de Informação também atua na área das bulas de medicamento (e aqui conta com muuitos trabalhos já publicados). E como meu TCC foi na área da saúde, não tem como eu não me apaixonar quando vejo essas coisas <3

Queria dividir com vocês mais essa reflexão, e deixar como sugestão de pesquisa ou enfim, talvez suscitar mais essa discussão. Talvez um dia eu escreva um artigo sobre isso!

Beijos, e por hoje é só!

 

Deixe um comentário

