Curadoria maio-agosto (rs)

Oi gente,

Cá estou eu, me redimindo. Bora com a curadoria acumulada então?

Talvez vocês ainda não saibam, mas é provável que eu trabalhe com UX na dissertação (nem eu sei ainda), então já separei uma matéria do queridíssimo Invision sobre pesquisa com usuário que vai transformar sua empresa. Nela o ponto chave – a meu ver – é quando ele diz que foi a metodologia que influenciou a forma como construíram o negócio, e algumas das vitórias que tiveram. E Tem um vídeo de 33 minutos que parece legal (não vi ainda). Continuando a vibe, uma das minhas professoras me indicou o site All About UX pras minhas pesquisas, talvez vocês também se interessem :D É meio irônico eles não se importarem com o layout do site, mas vamos focar no conteúdo (risus). Se não curtir esse, tem o UX.cc, que recomendo começando com esse artigo sobre métodos de UX.  Não tá satisfeito? Pega essa: practicaluxmethods. Pronto, chega de UX por hoje! hehehe

E mesmo que eu não trabalhe com UX, meu foco de pesquisa será o usuário e também será na área da saúde (como meu TCC). Portanto, achei pertinente essa outra matéria – também do invision – sobre design de apps de saúde. Sempre bom lembrar sobre design inclusivo, muito bem lembrado pelo Invision.

Se você prefere trabalhar com design de serviços, fica a dica do Service Design Network e do material deles sobre o impacto do design de serviços no setor público. Fica a dica também do vídeo da Terry Irwin, com uma palestra bem interessante sobre o assunto.

Agora chegou a vez dos artigos mais legais que vi no Linkedin:
Use essas 10 palavras para conseguir o que quiser
Estúdio Gilnei Silva é vencedor do Design and Design International award
As dicas dos Top Voices para você escrever artigos de sucesso no LinkedIn

Em se tratando de freelas, aqui estão 7 erros pra evitar fazer na próxima proposta de projeto, reunião com o cliente, etc etc. E essa dá dicas de como escrever uma proposta de projeto. E por último, mas não menos importante, uma matéria sobre o futuro do trabalho de freelancer. Aproveita e já manda pro cliente essa matéria sobre a importância da identidade visual pro seu negócio.

Sendo você freelancer ou não, fica a minha recomendação sobre o Projeto Joule.  O projeto se propõe a conectar jovens ou profissionais mais experientes precisando de auxílio a mentores capacitados dispostos a ajudar. Tudo de graça. Eles têm diversos programas, e os mentores ajudam nossos usuários a darem um “up” na carreira. Fica a super dica da minha mentora talentosíssima Tânia Grodniuk! :D

Pra arrematar, não pude deixar de apreciar – e achar uma fofura – o projeto das embalagens das havaianas, de abril desse ano. E é brasileiro! Aliás, no Muz.li, tem várias coisas de legais de inspiração (recomendo essa pra começar), vale conferir :)

Eventos

Chamada Marie Curie (Mobilidade Internacional de pesquisadores): abertas a inscrições até 14/9!

Social Good Brasil 2017 está com inscrições abertas! Quem me acompanha sabe que eu super curto o Social Good, já falo dele pra vcs há uns 3 anos. E aqui estamos nós novamente. Dessa vez vai ser dias 27 e 28 de Outubro, na ACATE, em Floripa.

Bienal de Curitiba: pois é, vão ser 5 meses de evento! Arte, cinema e literatura no mesmo evento. Começa dia 31/9 e vai até 25 de fevereiro. Não tem desculpa pra não ir!

Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação: passado, foi nos dias 26, 27 e 27 de abril, em Floripa, mas fica a dica pros próximos.

Concurso Talento Design 2017: desculpa ter postado só agora, tava separado pra curadoria desde maio ;/ As inscrições já encerram, mas os resultados ainda não saíram. Tudo será revelado dia 10/10.

Concurso Nacional de Design: inscrições encerraram em maio, tentei mais infos mas não consegui, de qualquer forma, fica a informação.

Curitiba GovJam: iniciativa super legal que rolou em maio, e resultou em 8 soluções para reduzir o índice de morte por violência entre os jovens. Inovação, colaboração e causas sociais juntas sempre mexem com o meu coração <3  Nesse ano eu não fui, mas se houver outra oportunidade…

1ª Design Business Fair: 3 a 7 de maio,  com 24 talks e 19 oficinas e workshops, alguns deles com oficinas de marcenaria ou de impressão em 3D. Foi em Jurerê internacional.

Missão New York Design Week: levou designers, representantes de starturps e empresas, para um dos maiores eventos de negócios, design e inovação dos Estados Unidos, o New York Design Week. Aconteceu entre os dias 19 e 23 de maio e tinha na programação visitas a espaços com as principais tendências da área.

NL Open: projeto que incentiva a produção de nossas próprias roupas. Propoe explorar novas tecnologias em combinação com técnicas artesanais e permitir que pessoas sem habilidades de costura montem suas próprias roupas. Inscrições foram até 16/6.

Obs.: fica a dica da planilha colaborativa de eventos.

Por hoje acho que era isso, o que ficou faltando vou complementando nos posts seguintes :)

Beijocas e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s