Curadoria Set/Out 2017

Oie :)

Tudo bem com vocês? Hoje vim trazer a curadoria dos dois últimos meses e espero que vocês aproveitem :D

A primeira indicação dessa curadoria é a homenagem aos 60 de Helvética, pra você saber tudo sobre essa senhora tipografia.

Segundamente, achei sensacional essa pesquisa sobre o que acontece quando 150 pessoas desenham logos de cabeça. Fez eu me sentir menos pior em desenho, hahaha

A terceira que me chamou atenção, foi essa matéria sobre o design das cartas de baralho. Eu nunca tinha parado pra pensar nisso, e achei muito interessante.

Ainda do Designculture, fica a reflexão sobre se nós, designers, estamos sendo formados para gerar inovação. E nesse sentido, já recomendo a leitura desse artigo aqui:  Desenvolvimento de competências em design para inovação: um modelo conceitual para educação de novos designers. Ainda nesse âmbito, achei um artigo no Linkedin sobre a Cultura do Design: o que é e por que virou questão-chave para as empresas.

Por falar em educação, não tenho como não mencionar esse vídeo, da Viviane Mozé: quem sabe fala simples. E como todas as coisas estão interligadas (rs), aproveito e já coloco aqui outro artigo do Linkedin: Assim como Mar calmo não produz marinheiros, é nas crises que surgem os Guerreiros!

Se você está buscando uma vaga de trabalho, ou querendo aprofundar seus conhecimentos, essas duas matérias talvez te ajudem: dicas de currículo para vaga de marketing, e os melhores cursos de design de acordo com o MEC.

Outra dica é a matéria sobre Efeitos óticos em interfaces de usuário.

Sobre ferramentas, descobri o Xmind, para fazer mapas mentais.

E como sempre, o Invision aparece com mais uma matéria legal, sobre 5 estratégias que os designers mais bem pagos utilizam no dia a dia. Pra fechar com chave de ouro, temos essa carta aberta para as mulheres do design digital.


Espaço sobre meus aprendizados:

A diferença entre escolher alguém com currículo foda, e alguém foda.

Uma coisa que concluí durante um dos banhos que tomei semana passada (aliás, um dos maiores geradores de insights), é que pra me orientar no TCC e no mestrado eu escolhi pessoas muito boas no que faziam. Eu olhei o currículo deles e pensei: nossa, essa pessoa é muito foda, tenho que colar nela!
Eis que chego aqui, 2 anos depois da primeira escolha de orientador – e de duas trocas de orientadores – e concluo: vale muito mais a pena escolher alguém que seja humano. Vale muito mais a pena escolher alguém que seja legal de trabalhar, que seja “humilde”, que seja flexível, que seja “de boas”, do que escolher alguém que é ótimo profissionalmente – e só profissionalmente. Lidar com essas pessoas que são muito boas no que fazem, por vezes não é fácil. O ego geralmente é enorme e frágil. As chances de rolarem situações abusivas são muito maiores. E as chances disso ser mais desgastante e estressante são muito maiores também. Muitas vezes, faltam habilidades sociais e/ou de comunicação e negociação que são necessárias para qualquer boa convivência. #fikdik

Finalizo com um artigo que dá até alívio no meu coraçãozinho: O poder da empatia – como podemos ser mais empáticos e transformar a realidade


Eventos

CONFREDTá rolando! De 23 a 27 de outubro, online e gratuito! Nessa edição você aprende os passos necessários para conquistar a independência como profissional criativo. Corre!

Sinapse da Inovação – Em sua sexta edição, o Sinapse vai selecionar até 100 startups contemplando cada uma com R$ 60 mil em subvenção para desenvolver seu negócio; Até R$ 42 mil em bolsas de auxílio; Capacitações e suporte durante 6 meses para alavancar sua empresa. Inscrições até 2/11.

IX Congresso Latinoamericano de Ensino em Design – Pra você planejar com calma, antecedência e escrever na manha. A nona edição do Congresso acontece de 30 de julho a 1 de agosto de 2018, em Palermo, Argentina. Inscrições abertas e gratuitas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s